Um método de pagamento que está conquistando muitas discussões por aí, pode ser o novo jeito de pagar contas e despesas em geral. Os microchips são opções interessantes e convencionais que surgem para facilitar ainda mais a vida de quem quer abrir mão dos cartões e demais meios de pagar gastos.
Se os microchips substituirão meios de pagamento ou não, é uma discussão que já alcançou a realidade. A Suécia, por exemplo, é um país de primeiro mundo, em que já há a possibilidade de efetuar o pagamento de bilhete de trens com o microchip devidamente implantado da região da mão.
Como funciona?
Um simples aumento no dorso da mão, do tamanho de um grãozinho de arroz, permanece na região entre indicador e o dedo polegar. É quase impossível perceber o elemento ali implantado, porém, quando ele é utilizado para fazer a abertura de portas de casa, por exemplo, pode virar o centro da atenção.
Trata-se de um chip que viralizou no país sueco e em demais regiões do ocidente como:

- Nova Zelândia;
- Austrália;
- Alemanha.
Contudo, o local que realmente está aderindo a esta tecnologia futurista é a Suécia. Mais de milhares de indivíduos da nação nórdica, uma média de 3mil, de acordo com dados da AFP do mês de maio de 2018, fizeram o implante do microchip. Há a possibilidade de que este quantitativo aumente ainda mais.C
Conveniência dos microchips
O número de indivíduos que estão implantando o microchip no país mencionado, só cresce. Estas pessoas utilizam o chip para realizar a abertura de portas e, inclusive, efetuar pagamentos.
Os microchips, em oposição aos códigos de barras, permitem acesso remoto aos informativos constituídos. O sistema é utilizado em sistemas antirroubos, em estação de esqui, bem como chips de identificações para animal doméstico.
Há também a presença em grande parte dos smartphones e passaporte eletrônico. Nas últimas instâncias, a utilização em humanos ganhou assunto em vários debates.
Este tema veio à tona, e rendeu manchetes no ano de 2015, ao passo que Epicentes, uma companhia de tecnologia com base em Estocolmo, provocou polêmicas ao fazer o anúncio de implantes dos chips em seus colaboradores.
A partir de um giro na mão, seria possível a entrada na empresa, o uso de copiadoras e, ainda, o pagamento de cafés.
Por este motivo, a conveniência era o maior benefício mencionado pelo Patrick Mesterton, no ano de 2017, diretor e cofundador da empresa. Permitiu-se a substituição de diversos itens importantes, como chaves e cartões.
Pagamento com a mão
Os microchips permitem a realização de pagamento sem contato, prática usual no país sueco, onde somente 1% dos valores de quaisquer transações são realizadas com dinheiro.
Determinadas transações são realizadas nos próprios trens, para embarque. A primeira companhia a aceitar este método de pagamento é a SJ.
Ao passar pelos cobradores, determinados passageiros só expõe a mão próximo do aparelho celular do colaborador, que permanece com a aplicação aberta em seu sistema. Impressões de passagens, agora, assemelham-se a itens ultrapassados.
Esta é uma realidade que vem ganhando destaque na sociedade e pode ser a solução de muitos problemas, ainda que seja um tanto polêmico para determinadas pessoas.

Formado em Eletrônica e Informática, comecei a trabalhar com tecnologia em 1998, fundei o site Descontos Top em 2015, e tenho o objetivo de entregar um serviço diferenciado de divulgação de cupons de desconto, ofertas e promoções, no qual os usuários consigam economizar e tenham experiências de compras positivas.